Aprendendo a tocar violão

Uma das perguntas mais comuns que as pessoas fazem quando começam a aprender violão é quanto tempo levo para eu aprender a tocar violão?

Neste artigo, vamos responder a essa pergunta com base nas experiências de mestres de guitarra proeminentes.

Duração da aprendizagem

Além do talento, depende de vários fatores. Claro, ter um bom talento musical e ouvido ajuda a obter resultados, mas no longo prazo, um guitarrista que pratica bem e teimosamente fará melhor progresso do que uma pessoa muito talentosa.

Aprender violão requer novos movimentos de mão e dedo, como aprender a andar. Movimentos precisos e coordenados dos dedos são necessários para tocar violão, e os músculos da mão devem ser fortalecidos.

Não deixe de ler: Curso de teclado online

A única maneira de fazer esses movimentos é fortalecer os músculos da mão, e o progresso real na guitarra é alcançado com a prática regular.

Agora, chegamos à parte em que falamos sobre o meio-termo. Se você faz exercícios regularmente, pode realizar as seguintes etapas nos horários indicados:

  • ponto ico 1 a 2 meses: tocando músicas fáceis de guitarra
  • ponto ico 3 a 6 meses: tocar músicas um pouco mais pesadas que requerem técnicas mais técnicas. Por exemplo, músicas que requerem marteladas, pull-offs e outras técnicas simples de guitarra.
  • ponto ico 1 ano: tocar músicas de nível médio inclui muitas músicas de guitarra populares, como riffs, blues e similares.
  • ponto ico 2 anos: Se você praticar bem, poderá tocar a maioria das músicas em 2 anos. Claro, você tem que praticar antes de tocá-las, mas aprender as músicas nesta fase é muito rápido.
  • ponto ico 2 a 3 anos: Se você aprender teoria da guitarra ao longo do caminho, poderá aprender a improvisação bem.
  • ponto ico 5 a 6 anos: neste momento você pode se chamar de guitarrista profissional e tocar o que quiser.
  • ponto ico 10 anos: Nesta fase você pode identificar o que ainda não sabe e deseja aprender mais. Sua coleção de guitarras atinge de 7 a 12 guitarras por ano.
  • ponto ico Mais de 20 anos: Você está sempre tocando violão e entretendo os outros e tocando muitas de suas músicas favoritas.

O que se deve saber é que o processo de aprendizado do violão não termina, mas chegar a um nível aceitável que te faça curtir sua música é alcançado após 6 meses de prática regular.

Reiteramos a palavra prática regular

O que significa que você deve praticar as coisas certas por 1 hora todos os dias – ou pelo menos na maioria dos dias da semana.

Muitos iniciantes praticam com seu violão por alguns dias, então o deixam de lado por uma semana e começam de novo e continuam neste caminho.

Porém, o fato torna-se que aprender a tocar violão não acontece da noite para o dia, e leva até semanas de prática para aprender a mudar os acordes.

Este é um processo de aprendizagem, mas infelizmente muitos iniciantes perdem o interesse em pouco tempo. Sempre foi e sempre será!

Se você estiver frustrado, lembre-se do seguinte:

Mesmo os melhores guitarristas eram iniciantes um dia, todos passam por um processo de aprendizagem. Mestres que parecem fazer isso com muita facilidade, como Eric Clapton e Slash, BB King, Steve Vai, também eram iniciantes no início.

Pratique as coisas certas e faça do violão um passatempo maravilhoso em sua vida e proporcione horas de diversão e alegria infinitas para sua família e amigos.

Como reduzir o tempo gasto aprendendo violão:

Todos nós vemos pessoas ao nosso redor que perderam muito tempo aprendendo violão. O erro que 95% deles cometem é que fizeram coisas erradas ou não fizeram o suficiente.

Muitos guitarristas novatos usam vídeos aleatórios no YouTube para aprender violão, então eles não têm um caminho claro. Muitas pessoas realmente perdem muitos anos aprendendo isso e pulam de um vídeo para o outro.

Certifique-se de ler: Dicas importantes para comprar uma boa guitarra online a um preço razoável (guia de compra)

É verdade que isso pode ser contornado – mas não a menos que você seja um técnico que sabe o que está fazendo. E essa é a chave do caminho deles! Você tem alguma experiência em aprender guitarra, compartilhe conosco na seção de comentários.

Leia também: Curso de cavaquinho