
Ao longo dos anos, surgiram rumores constantes de ganhos na loteria, e algumas pessoas enganaram as pessoas fingindo ser operadoras de celular.
De acordo com a ISNA, esses golpistas, ao ganhar a confiança das pessoas e atrair suas presas, causam inclinações e tendências como curiosidade ou ganância de pessoas e informações confidenciais como informações de cartão de banco, senhas e informações privadas são fornecidas aos golpistas e mal utilizadas. Toma.
Por exemplo, em um caso, fraudadores ligaram para alguém e disseram que você havia vencido o concurso de uma das operadoras de um programa de rádio e, para receber o prêmio, arrastaram-no para o caixa eletrônico e extorquiram dinheiro dele!
Mas o que podemos fazer para não cair na armadilha desses golpistas?
No entanto, se alguém ligar para você e disser que você ganhou o primeiro concurso móvel ou Irancell e você precisa depositar uma certa quantia agora para receber o prêmio, pode ter certeza de que foi pego na armadilha de um dos fraudadores.
Mas como saber se a ligação é de uma operadora ou de fraude? O importante é que as operadoras divulguem os nomes dos vencedores oficialmente e por meio de seus canais oficiais.
Se você ganhar um concurso na primeira célula, será contatado primeiro pela primeira ou segunda operadora, não pela linha móvel que pertence à operadora diferente da operadora relevante.
A outra é que os nomes dos vencedores sejam listados no portal oficial das operadoras.
Conseqüentemente, se alguém ligar para você com um número anônimo e se apresentar como representante da operadora móvel, certifique-se de duvidar da veracidade de sua afirmação.
Outro ponto importante é que nenhuma operadora pede ao vencedor de seu plano o número da segunda conta, saldo e senha, mas o prêmio é entregue presencialmente em cerimônia oficial.
Diante desses casos, e apesar dos golpistas que abusam tanto da marca das operadoras quanto da confiança das pessoas, é necessário aumentar o conhecimento e a informação dos assinantes.
Para prevenir tais casos, preste atenção em informar as organizações através de seus SMS, anúncios e portais oficiais, para que, se você encontrar outros casos ou golpistas, você possa se proteger contra eles.
É claro que essa falsificação de títulos não se limita às operadoras de telefonia móvel, e vários ministérios, empresas e organizações alertaram a esse respeito.
Por exemplo, o Ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação alertou recentemente contra o envio de mensagens de texto lucrativas abusando do nome do Ministério das Comunicações.
Mahmoud Vaezi havia declarado a esse respeito: “Infelizmente, alguns aproveitadores, abusando do nome do Ministério das Comunicações e enviando mensagens de texto aos usuários, anunciam que ganharam um concurso ou loteria deste ministério e, ao receberem a senha do cartão do banco dos usuários, sacam e esvaziam a conta.” Eles compartilham.
“Preciso reiterar que essas mensagens de texto não têm nada a ver com o Ministério das Comunicações e Tecnologia da Informação e são apenas fraudes.”
A Empresa de Telecomunicações também fez um alerta a esse respeito há algum tempo e anunciou: “Recentemente, observou-se que os aproveitadores em diversos títulos e ocasiões enviam extorsões aos cidadãos enviando uma mensagem de texto com o tema de ganhar um prêmio em dinheiro ou não. .